4 dicas para otimizar a gestão de água da sua empresa

O desperdício de água não é apenas um prejuízo financeiro, mas também socioambiental. Por causa desses dois motivos é essencial que as empresas estejam conscientes e cada vez mais alinhadas sobre como está o seu consumo de água.

É sabido que quase 40% da água tratada no Brasil é desperdiçada devido a vazamentos em tubulações, erros de medição e ligações clandestinas, de acordo com o Instituto Trata Brasil, dados obtidos pelo G1 em 2017.

Sendo assim, o primeiro passo das empresas deve ser o mapeamento do uso de água e a inspeção das estruturas deve ser feita frequentemente para que não haja erros por falta de manutenção.

Depois de feito o estudo do ambiente, é necessário tomar algumas atitudes de redução que auxiliarão no aumento de oportunidades para a empresa, uma vez que reduzirá os custos desnecessários com água.

1.   Substitua os aparelhos que geram muito desperdícios

Novas tecnologias permitem a redução de desperdícios, como por exemplo as torneiras com arejadores, que reduzem 75% do consumo. Apostar nessas tecnologias é um investimento a longo prazo necessário para empresas que pretendem otimizar o financeiro.

2.   Conscientize a sua equipe

Como citado anteriormente, o desperdício de água não é apenas um problema financeiro, mas também socioambiental e por isso deve ser uma responsabilidade de todos os envolvidos na cultura empresarial. Atitudes como deixar a torneira pingando, por exemplo, pode gerar um grande desperdício no somatório dessa ação. Por isso, depois de substituir os aparelhos que geram muita perda de água, invista na comunicação sobre a conscientização do consumo.

3.   Tenha um controle e visibilidade do consumo

Saber quanto se gasta é um caminho essencial para redução, mas não apenas isso. Ter a visibilidade do consumo faz com que: você enxergue quais são os locais que mais gastam; análise sobre a real necessidade daquele consumo excessivo; considere oportunidades de redução através das análises feitas, entre outras coisas.

4.   Otimização e automação de processos

A soma da visibilidade do consumo com automação e otimização dos processos gera um processo totalmente completo em gerenciamento de custos de água. Isso se deve principalmente ao controle consciente e a facilidade gerada por esse sistema.

Automatizar processos, além de gerar redução no tempo operacional gasto, possibilita o resgate desse tempo para realização de outras atividades mais analíticas. E nessa linha de automação, o software TWM (Total Web Manager) se destaca. Ele faz o rateio automático de todas as faturas de água, identifica a utilização indevida de recursos, além de fazer a integração com o seu ERP.

Outro benefício que torna a automação de processos uma ótima escolha para a redução de custos desnecessários é que essa gestão facilita o pagamento de contas em dia, já que todas as informações estarão unificadas em um só lugar. Esse processo evita pagamentos de multas, por exemplo.

por: Guiando