Publicado em 19/dez/2017
Carlos Eduardo dos Santos, Gerente de Projetos da VoxAge
Sabemos que no mercado de cobrança há uma grande competição entre as empresas prestadoras de serviço para obter as melhores carteiras e apresentar as melhores conversões. Normalmente, as grandes empresas adotam como estratégia separar as suas carteiras em diferentes assessorias com o objetivo de promover uma competição entre elas e, assim, aumentar a conversão da carteira (acordos fechados).
Mediante a competição acirrada pelos resultados, a expectativa é que as empresas de cobrança busquem formas e alternativas para melhorar as conversões. Conseguindo resultados expressivos e significativos, as chances dessas empresas conseguirem as melhores e maiores carteiras, aumentam.
Se a sua empresa está nesta corrida alucinante, seguem 5 dicas importantes sobre como obter aumento de conversão em cobrança:
- Normalmente as empresas acompanham os KPIs somente no final do dia. Essa rotina é altamente ineficiente, pois não é possível tomar nenhuma ação corretiva que corrija ou melhore as práticas de conversão. A primeira dica é começar a olhar os resultados de hora em hora e entender qual ação é possível ser tomada para melhorar os resultados ou corrigir desvios;
- Colocar como prática a utilização de um discador com algoritmo preditivo pode trazer grandes ganhos. Isto porque o discador preditivo consegue entregar mais chamadas produtivas. Considere a discagem manual apenas em último caso;
- Criar mecanismos de retroalimentação da informação dos clientes. A retroalimentação permite definir de forma mais eficiente o melhor ajuste do discador e da estratégia da discagem. Evitar, por exemplo, fazer contato repetidas vezes com um número que é inválido, pode aumentar a eficiência do discador;
- Equilibrar a capacidade de se fazer contato com os clientes e entregá-los aos operadores torna a operação eficiente. Soluções como discadores automatizados com algoritmo de balanceamento de ligações e distribuição pode ajudar a aumentar a eficiência. Ferramentas de e-mail marketing, sms e whatsapp podem ajudar na localização;
- Novas soluções no mercado de relacionamento com o cliente e que podem ser aplicados no mercado de cobrança são o uso de soluções como a PA digital multicanal e chatbot. Trabalhando de forma independente da interação humana, a PA digital multicanal consegue realizar negociações, fechar acordos com o cliente, enviar e-mails, SMSs. Já o chatbot é uma tecnologia de inteligência artificial que consegue correlacionar informações e tratá-las. Para o caso da cobrança, ela permite negociações, fechamentos de acordo por diferentes canais, como voz, e-mail, chat, Facebook messenger, aplicativo, etc.