A iTFLEX faz o lançamento oficial do CDM – Cloud Device Manager

Plataforma Web Cloud que permite o provisionamento e gerenciamento remoto de equipamentos roteadores e equipamentos VoIP homologados.

O CDM representa a continuidade do propósito de valor da iTFLEX em facilitar o gerenciamento eficaz de infraestrutura de TI (Segurança da Informação, redes, telefonia IP, VPN) pelos próprios clientes através de Interfaces Web.

Ele foi criado com dois principais objetivos: Facilitar o Deploy de redes entre unidades matrizes, filiais, clientes, cloud, etc, com VPN, e permitir o gerenciamento integrado, seguro e organizado destas redes.

O CDM é obrigatoriamente utilizado em conjunto com o VPNFLEX e FWFLEX ROUTER VPN da iTFLEX, ambos “resolvem” diversas dificuldades enfrentadas pela TI das empresas que possuem muitas filiais ou clientes que precisam ser administrados remotamente.

O VPNFLEX é o servidor de VPN que utiliza o OPEN VPN, para túneis protegidos por criptografia forte com autenticação através de certificados digitais.

O VPNFLEX pode ser instalado em Cloud, na Matriz, Datacenter, etc, e possui APIs para integrações.

O FWFLEX ROUTER VPN é uma solução de FIREWALL embarcada em um hardware compacto com 5 Interfaces de rede Giga, utilizando firmware Linux customizado iTFLEX. Solução ideal para unidades com até 20 usuários de rede e até 03 Links WAN.

O FWFLEX ROUTER permite estabelecer túneis de VPN Site to Site divididos por classes específicas de consumo (QOS) do link de acordo com as regras de negócio do cliente. Um ou mais links de Internet, MPLS, etc, poderão ser gerenciados por QOS e com troca automática entre links redundantes.

No portal do CDM os dispositivos são organizados dentro de unidades, que podem ser uma filial, uma localização ou um ambiente onde os dispositivos serão instalados. As Unidades são organizadas por grupos.

O equipamento roteador é enviado com DHCP para fornecer IPs para os dispositivos e para ter as VPNs estabelecidas com o Datacenter, é possível “subir” uma unidade em poucos minutos pelo processo de provisionamento automático.

O uso de VPN elimina o risco do IPv6 e CGNAT (Carrier Grade Nat) impedirem a comunicação com os clientes remotos, pois não haverá a necessidade de NAT e DDNS para acessos aos equipamentos remotamente.

O CDM também permite provisionar equipamentos VOIP FXO/Analógico, para aplicações que necessitam de integração de seus sistemas e telefonia IP com a telefonia analógica no cliente, filial, etc. A VOZ será transportada do seu “cliente” para sua central com qualidade de reserva e priorização de banda além de segurança com o uso de criptografia.

Fazendo uso dos demais produtos iTFLEX, FWFLEX SERVER e PABXFLEX PABX IP é possível agregar maiores funcionalidades no gerenciamento da rede, proxy e telefonia IP, temos diversos cases que comprovam a eficiência de nossas soluções em ambientes importantes e de alta disponibilidade.

Nossos produtos possuem APIs mapeadas para diversas funções de integração.

Milhares de unidades poderão ser gerenciadas de modo prático através do Portal do CDM e Interfaces WEB dos produtos iTFLEX.

Topologia e cenários para aplicação

Funcionalidades do CDM:

  • Criar grupos de unidades
  • Ao criar grupos é possível estabelecer prefixo da rede, máscara da rede, prefixo do ramal
  • Dar nome a grupos e unidades, e estabelecer o prefixo do ramal por unidade
  • Registrar roteadores através do Mac, criar ramais e estabelecer centro de custos dos ramais.
  • Configurar as WANs
  • Criar certificados de VPN
  • Provisionar automaticamente os equipamentos

Destaques do FWFLEX ROUTER VPN:

  • VPN (Site to Site), criando um túnel seguro entre as filiais, matriz, cloud;
  • QoS – Controle de banda eficiente para garantir e distribuir velocidade de tráfegos prioritários;
  • Flexibilidade na topologia (Vários links de acesso a Internet, WANs e LANs);
  • Opcional Multilinks, para troca automática de links por falha e intermitência.
  • Interface de Gerenciamento WEB que pode ser instalado no Datacenter do cliente ou Cloud.
  • Funcionalidades de Firewall para proteção e controle (Ex. NAT, bloqueio e/ou liberação de portas, liberações entre redes por MAC e/ou IP);
  • Funcionalidade de Bloqueio de IP para bloqueio de acesso a sites indesejados (Controle Básico de Navegação, sem relatórios locais).
  • Permite utilização de autenticação Proxy pelo Domínio da Matriz – Necessário FWFLEX SERVER MATRIZ;
  • Através da rede VPN com QOS é possível utilizar ramais remotos do PABXFLEX IP da Matriz e realizar integração com outros sistemas – Necessário uso do PABXFLEX iTFLEX.

Equipamentos Homologados para o CDM:

  1. Routerboard 5 Portas Ethernet Gigabit – Mikrotik RB 450G
  2. Gateway Analógico 4 Portas FXO – Grandstream GXW4104
  3. Outros mediante homologação

OBS: Os equipamentos são previamente formatados e preparados com as soluções iTFLEX.